domingo, 24 de janeiro de 2010

Sonho Desfeito

Ela contou numa emoção sua lembrança de infância assim que viu a camiseta desenhada, cheia de pequenas bailarininhas: "Acho que tenho um trauma de infância. Quando era pequena, morria de vontade de fazer balé, era meu sonho! Mas minha mãe não me colocava, nunca tinha dinheiro! O meu maior desejo era chegar na escola com as pontas dos dedos pocadas, esfoladas e com band-aid, igual as outras menininhas que eu via com os pés machucados, aqueles dedinhos ralados de tanto usar sapatilha com gesso na ponta". Eu ouvia em silêncio. E do meu silêncio contemplava, sorrindo, num passado bem próximo, a carinha infantil, a menininha olhando com tristeza os pezinhos das coleguinhas, aquela tristeza desejosa e frágil, desamparada, típica das crianças. Nesse instante, então, me deu vontade de pegar aquela moça no colo e levá-la, com sapatilha e tudo, pra realizar seu sonho num salão qualquer, repleto de bailarinas, saias de filó e música...
* Texto para Natália Ribeiro.

8 comentários:

  1. Eu gosto de tudo o que vc escreve.
    E conhecendo a Nat eu posso imaginar ela contando essa história, naquele jeito típico dela. E mesmo sendo um trauma respeitável, eu ri.
    huauhauauha

    Amo você flor! =**

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto! e eu também queria ter sido bailarina... :)

    Beijos Din!!

    ResponderExcluir
  3. A pior limitação que uma pessoa pode ter de seus sonhos é a financeira. É cruel e intangível.
    Se tem algo que realmente parte meu coração, são pessoas simples, com seus sonhos simples limitados
    pelo "...nunca tinha dinheiro."
    Como essa triste e simpática menina...
    (homem tem TPM?, acho que estou com isso)
    A.

    ResponderExcluir
  4. Mas tem sonho que é melhor não se realizar. Ser bailarina, por exemplo. É melhor se vislumbrar com um sonho do que se decepcionar com uma realidade. Mas isso eu só acho com sonhos de criança que podem ser realizados quando adultos. Por exemplo, uma criança que sonha em ser bailarina, pode ser uma quando crescer.
    Triste é quando a limitação do sonho é a mágoa de outras pessoas...
    Wilson (um desses)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Fefe!
    Fiquei impressionado!
    Retiro tudo o que disse, vc nasceu pra isso.
    bjao!

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaaaaaa. eu adorei o texto.
    Vc é ótima.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Fefeex!

    Eu lembro que você falou que ia escrever isso pra ela!! Isso é a cara da Naná!!!

    O texto ficou uma graça e me trouxe saudades das tardes cheias de pliets, arabesques e tendis que me enchiam de alegria...

    beijos

    ResponderExcluir